Óleos Vegetais: para uso individual e/ou diluição de óleos essenciais.



“Os óleos vegetais são extractos lipídicos preciosos, utilizados há milénios para promover a saúde e a beleza. 

Apenas os óleos vegetais virgens, ou seja, obtidos após a primeira pressão a frio, têm qualidade terapêutica, pois conservam todos os seus componentes (ácidos gordos essenciais, vitaminas, insaponificáveis, antioxidantes…). 

Os óleos biológicos são sempre virgens e têm uma etiqueta que garante que a planta de onde foram extraídos foi cultivada de acordo com os princípios da agricultura biológica”. (Pranarôm)

Nota: para uma utilização cosmética, deve diluir-se entre 1 a 3% de óleos essenciais (OE) num óleo vegetal (OV) para sinergias aromáticas eficazes (ex. 6 gotas de OE para 10ml de OV)


Óleos Vegetais para a Saúde e Beleza:

Abacate: um óleo muito hidratante para o corpo, cabelo e rosto; é um dos poucos óleos que contêm ácido palmitoléico, valioso para a proteção das membranas celulares. Este óleo suaviza e amacia como nenhum outro a pele fina e os cabelos quebradiços.



Amêndoas doces: óleo suavizante e protector por excelência, o OV de amêndoas doces é uma base perfeita para misturas de aromaterapia para cuidados com o corpo; pode ser usado durante a gravidez (prevenção de estrias) e na limpeza, massagem e proteção da pele sensível dos bebés.



Argão: um óleo anti-envelhecimento reparador e protector da pele, rico em vitaminas e antioxidantes; indicado para rugas, pele seca e madura, cabelos danificados...



Arnica: um macerado precioso para tratar as pequenas feridas das férias ou do desporto (contusões, hematomas, equimoses, entorses...). É igualmente indicado para problemas de articulações. músculos e inflamações.



Avelã: penetrante e sedoso para a pele, é um óleo neutro por excelência e de fácil aplicação. Indicado para massagens e hidratação de todos os tipos de pele.



Borragem: as suas preciosas sementes contêm um tesouro para a saúde e beleza (ideal para a pele madura); é usado para tratar síndrome pré menstrual, problemas reumáticos, eczema e outras afecções cutâneas crónicas (psoríase).



Calêndula: o mais suave dos macerados oleosos, com efeitos anti-inflamatórios, antialergénicos e antipruriginoso. São principalmente os insaponificáveis e o fitosterol contidos neste macerado que o tornam num óleo calmante. A calêndula é uma boa amiga do bebé e das peles sensíveis, para acalmar ou reduzir a comichão.



Calófilo ou Tamanu: é o óleo da circulação e da cicatrização por excelência. Sabe-se que melhora e aumenta a circulação ao mesmo tempo. É também um aliado formidável na luta contra as rugas;



Caroço de Alperce: um dos óleos mais suaves e versáteis. É bem tolerado por todos, até mesmo bebés ou pessoas com pele sensível. Ideal para levar consigo nas férias, tanto para preparar a pele para o sol, como para os cuidados depois da praia ou quotidianos.



Cenoura: um macerado vitaminado, muito penetrante, que ajuda a preparar a pele para o bronzeado e ilumina a tez;


Côco: um óleo vegetal, que solidifica abaixo dos 20 graus celsius, sem perder as suas qualidades/propriedades. É designado por "árvore da vida", nas suas origens, por servir para tudo: alimentação, cosmética, medicina... É calmante, purificante, emoliente, nutritivo, regenerador e suavizante. Perfeito para hidratar a pele, para cabelos secos e sem brilho, para fissuras e gretas, irritações cutâneas, rugas...


Cominho Preto: o óleo de elite no antigo Egipto, ideal para ajudar a tratar problemas de pele como acne, psoríase e zona. Tem propriedades rejuvenescedoras;



Gérmen de Trigo: um óleo rico em vitamina E para lutar contra o envelhecimento. Usado sozinho ou misturado com um óleo mais penetrante, como a jojoba, a avelã ou o cominho preto, perfeito para pele seca/madura e perda de cabelo.




Hipericão: um macerado oleoso cicatrizante, reparador, calmante e anti-inflamatório. Este óleo também descongestiona qualquer problema vascular ou edematoso;



Jojoba: uma cera vegetal líquida, com boa afinidade com a pele que permite todas as aplicações cosméticas e anti-envelhecimento, mesmo nas peles oleosas. Penetra facilmente na pele e deixa-a acetinada. Ajuda a regular as secreções sebáceas e a embelezar o cabelo, fino e quebradiço;



Karité: uma manteiga vegetal e bálsamo protetor. Apesar de sólida, derrete facilmente nas mãos durante a aplicação ou pode ser derretida em banho-maria para preparar bálsamos e máscaras. É protetora, relaxante, refrescante e nutritiva, sendo indicada para pele seca (mesmo das mãos e dos pés), eczema localizado, pele atópica, prurido, gretas, estrias...



Macadâmia: semelhante à amêndoa doce nas suas funções, mas com um cheiro mais agradável e penetrante, este óleo serve para quase tudo em cosmética. É particularmente hidratante para a pele, bem como o cabelo e unhas. Pode ser utilizado tanto em peles muito secas ou atópicas, como em peles mistas, oleosas e desidratadas.




Onagra: ideal para as mulheres a partir dos 40 anos ou para todas as peles com problemas. Um óleo com um efeito verdadeiramente antienvelhecimento.



Ricino: de penetração média a fraca, está indicado para cabelos e unhas, finos e frágeis.



Rosa Mosqueta: este óleo precioso, rico em ómega 3, promove a regeneração cutânea e o efeito “lift” da pele; ajuda a ultrapassar os sinais de envelhecimento e a cicatrizar feridas.





Fonte: Óleos Vegetais e seus benefícios para a saúde e beleza, mais de 50 receitas práticas, D. Baudoux, J. Kaibeck e A-F. Malotaux
Créditos de Imagens: Pranarôm

Óleos Essenciais: Exemplos de utilização.




“A estrutura de um óleo essencial é complexa, o que faz com que um óleo não possua apenas uma única propriedade terapêutica, mas sim múltiplas.” (Pranarôm)
Algumas dicas que podem encontrar no livro "Óleos Essenciais Quimiotipados, Pranarôm":
Alfazema latifólia: 
(Lavandula spica): “a lavanda latifólia fornece um óleo essencial qualificado para urgências, este terá um efeito “miraculoso” no alívio, quase instantâneo, de queimaduras e picadas de vespa." Dica: em picadas de vespa, aplicar 2 gotas deste óleo essencial a cada 5 minutos, durante meia hora.
Canela da china: 
(Cinnamomum cassia): o seu poder antisséptico polivalente, anti-infeccioso e antibacteriano de largo espectro de acção e a sua actividade poderosa, destroem 98% das bacterias patogénicas. Dica: adicionar 1% deste óleo essencial ao seu detergente ecológico (1 ml de óleo por 100 ml de detergente), (Baudoux) “o aroma quente faz dele um excelente tónico geral, ajuda a manter-nos despertos e atentos durante viagens longas; Dica: colocar 1 gota deste óleo essencial num cubo de madeira, ou num lenço ou pano e colocar no carro, ou pendurar no assento, por exemplo (Baudoux).
Cipreste: 
(Cupressus sempervirens)  é adstringente sendo útil em caso de transpiração excessiva; Dica: composição para pés quentes e transpiração excessiva: palmarosa 2 ml + cipreste 5 ml + lavandim 10 ml + hortelã-pimenta 2 ml – 3 gotas desta mistura, em fricção, de manhá e à noite nas plantas dos pés.
Citronela:
(Cymbopogon winterianus): repelente de insectos. Dica: para uso diário, 2 gotas de citronela e 2 gotas de palmarosa, na parte interior da gola do pijama ou na almofada, permitirão manter à distância todos os insectos.
Cravinho: 
(Syzygium aromaticum ou Eugenia caryophylus): útil para acalmar dores de dentes pois actua como anestésico e é também um antibacteriano poderoso. Dica: diluir 2 gotas deste óleo em 10 gotas de óleo vegetal, aplicar com um cotonete na gengiva dolorosa.
Eucalipto Citriodora: 
(Eucalyptus citriodora) ajuda a aliviar rapidamente áreas com inflamação. Dica: diluir a 30 ou 50% e aplicar na área afectada. 
Gaultéria: 
(Gaultheria fragantissima): ajuda a aliviar as dores musculares associadas ao trabalho excessivo, às dores de costas, à artrite e a todos os problemas músculo-esqueléticos (permite que os músculos se distendam e diminuam a inflamação das articulações, tendões, tecidos moles). Dica: aplicar 2 gotas deste óleo diluídas em 2 gotas de óleo vegetal sobre a zona inflamada ou dolorosa.
Laranja amarga Petitgrain: 
(Citrus aurantium ssp amara): a laranjeira amarga ou petit grain oferece um óleo essencial de odor muito agradável, cuja simples inalação oferece calma, distensão e harmonia.
Lavandim super: 
(Lavandula burnatii): em difusão atmosférica promove um estado de relaxamento e bem-estar. Difundido no quarto durante 30 minutos, antes de deitar, induzirá a um sono calmo, apaziguante e reparador.
Manjericão: 
(Ocimum basilicum): antiespasmódico, em massagem sobre o abdómen (previamente diluído; 3 gotas deste óleo + 5 gotas de óleo vegetal) poderá aliviar dificuldades digestivas;
Manjerona: 
(Origanum majorana): a manjerona oferece um óleo essencial precioso para todos os problemas com origem nervosa.
Niaouli: 
(Melaleuca quinquenervia): é útil em todas as infecções do trato respiratório  bem como para proteger e tonificar a pele. Dica: 1 gota de niaouli no seu creme de noite será suficiente para beneficiar da acção tónica cutânea deste óleo essencial.
Palmarosa: 
(Cymbopogon martini): “de fragrância muito agradável, eis um óleo essencial a lembrar para as afecções cutâneas. Dica: “no quotidiano 1 gota de palmarosa e 1 gota de alfazema latifólia, no seu creme de dia, regulará a secrecção sebácea, hidratará a sua pele e auxiliará a regeneração das células cutâneas.”
Perpétua das areias: 
(Helichrysum italicum): “a perpétua fornece um óleo essencial excepcional, raro e precioso. É o produto natural e vegetal com a actividade anti-hematoma mais poderosa. Indispensável no estojo familiar de primeiros socorros, este óleo faz autênticos milagres.”
Ravintsara: 
(Cinnamomum camphora): “para todas as afecções virais, este óleo essencial salvar-vos-à rapidamente de todas as complicações. A esta acção anti-viral, junta-se uma acção expectorante.” (Baudoux) Dica: “durante as epidemias gripais de inverno, 6 gotas em aplicação local na planta do pé ou sobre o tórax, de manhã e à noite, protegerão contra as agressões virais”
Verbena exótica: 
(Litsea citrata): no dia a dia e por forma a criar um ambiente agradável e anti-stress, utilize verbena exótica. Dica: sinergia relaxante para difusão: verbena exótica, tangerina e lavandim super em partes iguais.


Como puderam ler, existem utilizações em que os óleos essenciais devem ser diluídos num óleo vegetal, o chamado óleo carregador. Amanhã farei um post sobre os óleos vegetais que existem e se podem utilizar para o efeito!

Fiquem atentos ;)


Nota: este conteúdo,  informação, sugestões e dicas, não podem ser entendidas como prescritivas nem têm a intenção de substituir qualquer acto médico, sempre indispensável para o estabelecimento de um diagnóstico credivel. Qualquer tentativa de resolver um problema de saúde deve ser sempre ser feita com o auxílio de um técnico de saúde devidamente qualificado.

Óleos Essenciais: Como utilizar?




Os óleos essenciais entram no corpo de diferentes formas: as suas moléculas são absorvidas pela pele, passando para o sistema circulatório; podem também ser inaladas, entrando nos pulmões e introduzindo-se dessa forma na corrente sanguínea ou estimulando as células olfactivas que estão em contacto directo com o sistema nervoso.

Os óleos essenciais podem ser utilizados pelas suas propriedades terapêuticas, virtudes cosméticas ou apenas pelos maravilhosos aromas. 

Imagens pinterest.com

Podem ser aplicados através de compressas, massagens, no banho, em inalações, em pomadas, misturados com cremes para ajudar na saúde de pele...

Podem também ser utilizados para criar perfumes, para desinfectar e limpar a casa, etc.

Aqui no blog apenas partilhei com vocês a utilização de óleos essenciais para a limpeza e desinfecção da casa. 

No entanto, tenho recorrido aos mesmos para outras aplicações, nomeadamente a nível de saúde e bem-estar. 

Deixo para um outro post todas as utilizações que faço, recorrendo aos óleos essenciais ;)

Amanhã: exemplos práticos e muito úteis de utilização de óleos essenciais! Fiquem atentos!

Óleos Essenciais: Precauções de utilização.




Apesar de serem um produto natural, os óleos essenciais devem ser utilizados com precaução, pois natural não significa que não acarreta a adopção de determinados cuidados, procedimentos ou restrições!!

Assim:

1. Por precaução e excesso de zelo, durante os três primeiros meses de gravidez, está interdito o uso de óleos essenciais. Apenas o médico ou aromaterapeuta pode assumir essa responsabilidade;

2. Após massagem ou aplicação cutânea, é aconselhável lavar sempre as mãos;

3. Nunca injectar óleos essenciais por via intravenosa ou intramuscular;

4. Utilizar sempre óleos essenciais de elevada qualidade (100% puros e naturais, não adulterados) e de marca conhecida;

5. Nunca deixar os frascos ao alcance das crianças;

6. Aconselhar-se com um médico antes de utilizar óleos essenciais, se tomar alguma medicação ou tiver algum problema de saúde (epilepsia, hipertensão arterial, etc.);

7. As pessoas com tendências alérgicas, deverão tomar a precaução preliminar de fazer um teste alérgico aos óleos essenciais que vão usar;

8. Os olhos, nariz, canal auditivo e zonas anogenitais, nunca podem ser alvo de aplicação de óleos essenciais puros;

9. Não aplicar óleos essenciais em estado puro na pele sensível;

10. Em caso de absorção ou ingestão acidental, contactar imediatamente a linha antivenenos.

Óleos Essenciais: Como são obtidos?




Agora que já sabem o que é um óleo essencial, acho importante que saibam como são obtidos! Afinal, eles não aparecem por magia nos frasquinhos... Mas às vezes dava jeito!

“A maior parte dos óleos essenciais são obtidos por destilação por vapor de água, sob baixa pressão. A destilação é um processo delicado, que exige experiência e uma supervisão constante. 

O processo consiste em fazer atravessar por vapor de água um recipiente próprio cheio de plantas aromáticas. À saída do destilador e sob pressão controlada, o vapor de água enriquecido com óleo essencial atravessa uma serpentina onde vai condensar. Na saída, um decantador, recolhe a água e o óleo essencial. 

A diferença de densidade entre os dois líquidos, permite uma separação facilitada do óleo essencial, recolhido por desbordamento. 

Outro processo reservado aos citrinos (tangerina, limão, laranja,…), consiste em partir mecanicamente as “bolsas de essência” das raspas frescas de citrinos para recolher as essências” (Pranarôm).

Pranarôm. Todos os direitos reservados.

Fonte: D.Baudoux, M.L.Breda, Óleos Essenciais Quimiotipados, Pranarôm (2015)

Óleos Essenciais: O que são?




Esta semana decidi abordar o tema dos óleos essenciais; explicar o que são e como podem ser tão úteis no dia a dia, com todos os seus benefícios e propriedades, independentemente da sua  forma de utilização.

Embora formada na área da saúde, não  sou aromaterapeuta, pelo que, todas as informações e dicas que aqui irei partilhar com vocês, são baseadas em pesquisa e análise de livros, nomeadamente "Óleos Essenciais Quimiotipados, Pranarôm, de D.Baudoux, M.L.Breda (2015)", Aromaterapia pura e simples, o meu guia essencial para uma farmácia natural" e "Aromaterapia", de Patrícia Davis (1996)".

Aproveito e agradeço à Ser Essencial, por toda a informação extra que me cedeu!
Nesta página podem encontrar óleos essenciais, óleos vegetais, difusores, entre outras coisas bastante úteis para quem quer começar a utilizar estes produtos maravilhosos que são os óleos essenciais!




Posto isto, o conteúdo, a informação, as sugestões e dicas contidas nestes posts, não podem ser entendidas como prescritivas nem têm a intenção de substituir qualquer acto médico, sempre indispensável para o estabelecimento de um diagnóstico credivel. 

Qualquer tentativa de resolver um problema de saúde deve ser sempre ser feita com o auxílio de um técnico de saúde devidamente qualificado.

O que são óleos essenciais?

“Um óleo essencial é a essência volátil extraída de plantas aromáticas por arrastamento ao vapor de água. Este contém corpos químicos muito complexos, que consistem em múltiplos agrupamentos moleculares bastante diversos, cada um com propriedades diferentes (Pranarôm).” 

Assim, um único óleo essencial pode ser utilizado para diversas situações. De um modo geral, “os óleos essenciais ajudam-nos a manter o equilíbrio ideal que representa a saúde e o bem-estar” (Davis).


Todos os direitos reservados, Pranarôm

Por outras palavras, um óleo essencial, é um princípio activo natural proveniente de plantas medicinais e aromáticas.

Estima-se que, cerca de 80% da população mundial, utilize plantas aromáticas e medicinais em cuidados básicos de saúde, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A aromaterapia é a forma de tratamento incluída no grupo das medicinas complementares reconhecidas pela OMS, que recorre aos óleos essenciais, de origem vegetal, para tratar problemas físicos e emocionais.

Dica de Domingo #14



Hoje venho explicar como é fácil e simples utilizar frascos de vidro para comprarem a granel!

Cá em casa uso frascos ou sacos de algodão reutilizáveis para comprar diversos alimentos a granel. A vantagem é a de se trazer só a quantidade necessária, além de evitar comprar produtos embalados em plástico!





Assim, para usarem os vossos frascos, façam o seguinte:

1. Em casa, pesem os frascos vazios

2. Escrevam no fundo do frasco o peso correspondente, que será a tara. Se não for possível fazer isto em casa, façam diretamente na loja onde vão comprar.

3. Levem os frascos com vocês para as compras e encham na medida do que precisam.

4. Voltam a pesar o frasco, já com o alimento.

5. Na caixa, vai ser retirado o valor da tara, pagando apenas o preço/kg do produto que levam.


As regras podem ser diferentes de loja para loja mas, normalmente, é assim que funciona!

Bom domingo ☀️

Resumo da semana #1



É de mim ou esta semana passou a correr?
Ter estado ocupada a "destralhar" a casa fez com que o tempo passasse tão rápido!

Foi uma semana cansativa mas produtiva!
E que bem que me soube fazer esta limpeza e organização, arranjar espaço, arejar a casa, descartar o que estava a mais, organizar até as ideias, os pensamentos, os planos e objetivos, porque destralhar não tem de ser só uma actividade física! Também há que destralhar pensamentos, sentimentos, emoções... O lixo que está a mais nas nossas cabeças! ;)

Somos energia e estamos rodeados de energia e essa energia tem de ser boa! (não, não virei pai santo).

Assim... 

Em relação às roupa, aproveitei uma acção de solidariedade em prol dos sem abrigo da cidade do Porto, e enchi este saco:


Quanto a calçado e acessórios, irei doar a pessoas conhecidas e também numa loja HUMANA. Por enquanto, estão separados e em sacos à espera para serem entregues.

Quanto ao resto:

- Faturas, recibos, documentos pessoais, da casa, seguros, etc... estão todos organizados em pastas separadas;
- Pus de lado medicamentos fora de prazo para entregar na farmácia e já comprei os que estavam a faltar no kit básico (anti-inflamatório, antipirético, anti-histaminico), bem como na caixa de primeiros socorros (soro fisiológico, álcool etílico, compressas TNT, gase, adesivo, solução antisséptica);
- Planeei refeições com base nas mercearias e congelados que tinha;
- Preciso comprar bicarbonato de sódio e vinagre de limpeza;
- Preciso comprar uma esfregona minimamente ecológica (socorro!!!!);
- Preciso comprar fronhas;

No meio disto tudo, aproveitei para limpar armários, gavetas, prateleiras... 

E foi isto!

Ps. Sei que estou em falta quanto ao feedback sobre o cabelo&Dr.Bronner's mas está para breve ;)


Bálsamo Dr.Bronner's 💙



Para quem me segue na página do Facebook e no Instagram, sabe que esta semana recebi uma encomenda, gentilmente enviada pela Green-Goji, a empresa responsável pela distribuição e revenda dos produtos Dr.Bronner's, Ben&Anna Natural Care e The Humble Co., em Portugal!

Recebi esta caixa, cheia de amostras de produtos Dr.Bronner's (Castile Soap,  em sabão e líquido, vários aromas e com shikakai, loções hidratantes, pasta dos dentes, bálsamo...) e ainda uma pasta dos dentes orgânica  branqueadora Ben&Anna!


Por minha vontade, decidi dar um feedback sobre cada um dos produtos, principalmente daqueles que não experimentei ainda! 

Hoje venho falar sobre o bálsamo! 

🔸Ontem passei o dia em limpezas e arrumações 🧹🧺 Lavei as mãos muitas vezes e não hidratei até ao final do dia para poder experimentar o bálsamo do Dr.Bronner's 💙 

🔸 Este bálsamo, feito com uma mistura super nutritiva de óleos de côco 🥥 abacate 🥑 jojoba 🌱 cânhamo 🌿 e cera de abelha 🐝 biológica, proporciona um alívio imediato da pele seca e/ou gretada, protege do vento, do frio e de zonas de fricção da roupa. 

🔸Pode ser utilizado nas mãos 🤲 lábios 👄 cutículas 👐 face 💆 pés 🦶 calcanhares... Enfim, qualquer zona do corpo que precise de uma hidratação instantânea e imediata! 

🔸Como é 100% natural e livre de químicos e produtos sintéticos, é uma excelente opção para bebés 🤱 incluindo a pele sensível do rabinho! 

🔸Como vem numa pequena e prática embalagem, é ideal para andar no bolso, na carteira ou na mala do bebé, para ser utilizado em qualquer altura 😉 Não é gorduroso após aplicação, a pele absorve logo!

🔸Conclusão: rendida ♥️🧡💛💚💜💙



Os resultados estão à vista! Fotos sem filtros!

Objectivos 2020: "Destralhar"



"Destralhar" era um dos meus objectivos para os 3 primeiros meses do ano!

A verdade é que, por muito que eu já tenha descartado, selecionado, doado, existem ainda coisas para fazer...

Esta semana decidi dedicar-me a passar todas as divisões da casa a pente fino!

Eis o meu plano:

1. Roupa, Calçado e Acessórios:


  • Revisão da roupa interior (cuecas, meias, soutiens, meias calça, body's...);
  • Revisão de pijamas inverno/meia estação;
  • Revisão dos básicos (anotar o que preciso);
  • Roupas para doar (não servem/gastas/não vesti nos últimos 6 meses);
  • Bijuterias (já não uso quase nada; doar);
  • Calçado (gasto/não usei no último ano; doar);
  • Carteiras/malas (não usei no último ano; doar)


2. Casa:


  • Revisão de atoalhados e roupa de cama (anotar o que está a precisar de ser substituído);
  • Revisão de documentos pessoais, faturas de água/luz/gás... (descartar o que já não é preciso; arquivar o resto em pastas separadas);
  • Revisão de livros (doar) e material de escritório (canetas, papéis, pastas, ...);
  • Revisão do armário dos medicamentos e primeiros socorros (descartar o que está fora de prazo, anotar o que é necessário comprar);
  • Revisão das mercearias (anotar o que é preciso usar consoante o prazo de validade e  planear refeições);
  • Revisão do armário dos "produtos" de limpeza (anotar o que é necessário comprar);
  • Revisão de panos de cozinha, toalhas de mesa, individuais e guardanapos de pano (descartar o que está gasto);
  • Revisão de utensílios de cozinha, Tupperware's, copos e loiça (o que possa ainda estar a mais/ter de ser substituído;
  • Revisão dos sacos de compras reutilizáveis (higienizar/lavar)


Esta foi a lista que fiz, provavelmente irei ver outras coisas que agora não me lembro... De qualquer modo, já tenho bastante com que me entreter nos próximos dias ;)

Dica de Domingo #13



Ando há uma semana a convencer a minha pessoa de que tenho de limpar o forno. 

Nesta altura do ano, leia-se inverno, como faço mais uso dele, acabo sempre por deixar andar... Mas isso depois dificulta quando chega o dia da limpeza! 

De qualquer modo, da forma como faço, acaba por ser fácil e simples, sem grandes esforços ou esfregar até já não sentir os bracinhos...

Lembram-se do multiusos desengordurante que uso? Quando é preciso limpar o forno, faço um de propósito, mas com água bem quente! Ajuda a amolecer as zonas incrustadas e facilitará a limpeza. 

Assim, eis como faço:

1. Borrifar todo o interior do forno com o desengordurante e deixar actuar uns minutos;
2. Polvilhar com bicarbonato de sódio;
3. Usar uma esponja ou escova e esfregar levemente, insistindo nas zonas mais sujas;
4. Limpar muito bem com um pano microfibras humedecido;
5. Borrifar novamente com o desengordurante e limpar com um pano microfibras seco.

O ideal seria limpar após cada utilização... Evitava "perder" uns 15min a fazer isto. Mas a preguiça senhores, a preguiça no inverno é maior do que eu! Vá lá que não sou muito alta.

Bom domingo ;)

Escolhas Sustentáveis #13




Cá em casa usamos esfregonas da marca Vileda há muitos anos. Não, não me pagam para fazer publicidade, mas são as mais eficazes e duradouras de todas as que já experimentei.

Ultimamente, imbuída do meu espírito ecológico, fazia durar a pobre coitada até ficar "rala", o que tinha como desvantagem demorar mais tempo nas limpezas!

É precisamente nesse estado que se encontra agora, a dar as últimas...

Preciso de uma esfregona nova! Só a recarga, porque o cabo ainda está para durar... Sendo que este também vai ser substituído, a seu tempo, por um mais ecológico, ou pelo menos, livre de plásticos.

Assim, decidi pesquisar se a Vileda tinha uma linha de produtos mais amigos do ambiente e descobri a esfregona Microfibras ECO, no site


Provavelmente existem outras marcas, com outras esfregonas tão ou mais ecológicas mas decidi optar por esta, visto estar habituada. Já está na lista das compras ;)

Entretanto, o que fazer com a esfregona velha? Vai para o ecoponto amarelo? Vai para os resíduos indiferenciados? Pois, não sabia o que fazer...

Vai daí, contactei a Sociedade Ponto Verde para não fazer asneira e, segundo as informações que me deram, não existe em Portugal nenhum fluxo de reciclagem específico para reciclar recargas de esfregonas. Devem ser colocadas no lixo indiferenciado. Afff...

Isto só me leva a pensar que devíamos fazer como antigamente, no tempo da minha avó, em que o chão era limpo de joelhos com um pano! Era bonito, altruísta, ecológico até ao tutano (literalmente), mas não é pra mim nem para os 130m² desta casa!

Não satisfeita, acho que vou procurar uma mopa de madeira futuramente... Visto que a Cuban Mop ainda não anda por estes lados e eu não tenho grande jeito para carpintaria!


Remodelista.com

Lavagem e tratamento da roupa com apenas 5 ingredientes!




Se na limpeza da casa consigo usar tão poucos ingredientes, porque não poderia fazer o mesmo com a roupa?

Na segunda-feira, deixei-vos uma receita de detergente líquido da roupa muito simples, eficaz e económica!
Mas continuo fã das nozes saponárias ;) 

Não há cá amaciadores, lixívias, tira nódoas, branqueadores nem produtos desinfetantes e antifúngicos para manutenção da máquina!

Na lavandaria vivem felizes:
  1. Vinagre de Limpeza
  2. Nozes Saponárias
  3. Água Oxigenada
  4. Bicarbonato de Sódio
  5. Óleos Essenciais (Lavanda, Árvore do Chá e Limão)
Ajuda Extra: Sabão tira nódoas de Marselha com Bicarbonato de Sódio (dispensável mas muito útil!)


E como é que eu uso isto? É simples.

Para atoalhados e têxteis (roupa de cama,  toalhas, panos de cozinha, panos de limpeza, toalhas de mesa, guardanapos...), a lavagem é sempre num programa a 60º, uso o bicarbonato de sódio no compartimento do detergente e o vinagre de limpeza no compartimento do amaciador. 

Para quem gostar de dar um cheirinho extra às toalhas e lençóis, é só juntar 3 gotas de óleo essencial ao vosso gosto, junto com o vinagre! 

Eu uso o óleo essencial de árvore do chá, por ser antisséptico e antifúngico, quando lavo panos de cozinha e panos de limpeza. No resto dos têxteis, não uso qualquer óleo.

O bicarbonato de sódio lava e o vinagre higieniza e suaviza a roupa! Nunca tive toalhas tão macias, fofas e bem lavadas desde que comecei a fazer isto! 

Para a nossa roupa, uso as nozes saponárias. Como lavo a frio, um saquinho com 4 nozes dá para 3 a 4 lavagens! Mais uma vez, podem verter umas gotas de óleo essencial. Eu não uso.


Para ajudar com roupa branca, podem colocar de molho numa bacia, 1 parte de água, 1 parte de água oxigenada e 5 gotas de óleo essencial de limão. A água oxigenada e o limão vão ajudar a branquear e retirar manchas, tal qual uma lixívia tradicional!

O sabão, uso para tirar pequenas nódoas da nossa roupa quando tenho menos tempo (ou mais preguiça eheh). Basta molhar a zona a tratar, esfregar o sabão e colocar na máquina a lavar. Funciona!

Para nódoas mais difíceis e entranhadas, pego num frasco borrifador, junto água quente, um pouco de água oxigenada e Dr.Bronner's líquido neutro. Borrifo a zona a tratar, deixo actuar uns minutos, esfrego com uma escovinha, passo por água e coloco na máquina a lavar.

Por fim, para o ciclo de manutenção da máquina da roupa, coloco na temperatura mais elevada (95º), no programa indicado para o efeito, usando bicarbonato de sódio no compartimento do detergente e vinagre de limpeza no compartimento do amaciador. Evita acumulação de bolores, maus cheiros e resíduos ;)

Antes de usar apenas estes ingredientes, utilizava detergente líquido e amaciador ecológicos, mas percebi que não era necessário gastar dinheiro nesses produtos, pois estes são muito eficazes! Além de económicos, claro!

Simplificar, sempre.

Receitas de produtos de limpeza caseiros #5




E se vos disser que, além de lavarem a roupa com as nozes de saponaria, também as podem utilizar para fazer detergente manual da loiça?

Como já referi, estas nozes, em contacto com água, libertam uma substância similar ao sabão, o que lhes confere um poder de limpeza completamente natural e livre de químicos!

Para fazer detergente da loiça, basta seguir os passos abaixo indicados:




A consistência do detergente vai ser mais líquida do que os detergentes convencionais, mas proporciona uma lavagem eficaz da loiça!

Experimentem ;)

Limpar a casa com apenas 5 ingredientes!




Há uns tempos atrás partilhei com vocês como me "livrei" da maioria dos produtos de limpeza que costumava comprar e como, depois decidi, fazer os meus próprios produtos, recorrendo a ingredientes naturais, simples e económicos.

Hoje vou voltar a falar no assunto, para terem uma ideia mais clara de como, com apenas 5 ingredientes, consigo limpar a casa toda, com a mesma eficácia, mas sem químicos nocivos à mistura!

Eis os únicos 5 ingredientes que uso:

  1. Vinagre de limpeza
  2. Dr.Bronner's líquido neutro/sem aroma
  3. Óleos Essenciais (Limão e Laranja Doce)
  4. Álcool Etílico
  5. Bicarbonato de Sódio




Embora já tenha partilhado receitas destes produtos, adaptei-as, com o objectivo de serem mais simples, eficazes e agradáveis na hora de limpar, nomeadamente a nível do uso de óleos essenciais.

Eu gosto do cheiro da maioria dos óleos essenciais, da lavanda , da árvore do chá... Mas o Special One tem uma elevada sensibilidade a cheiros intensos e, por esse motivo, retirei esses óleos dos produtos.

Assim, eis os produtos que faço e uso actualmente:

Multiusos Desinfetante

Num recipiente borrifador de 250ml, adicionar 50ml de álcool etílico, 1 colher de café de Dr.Bronner's liquido neutro, 5 gotas de óleo essencial de limão e encher com água destilada/fervida. Agitar antes de usar.

Multiusos Desengordurante

Num recipiente borrifador de 250ml, adicionar uma colher de chá de Dr.Bronner's líquido neutro, 5 gotas de óleo essencial de laranja doce e encher com água destilada/fervida. Agitar antes de usar.

Lava Chão

Não faço nenhuma mistura previamente, simplesmente adiciono a um balde de 4 a 5l de água quente, 1 colher de cha de Dr.Bronner's líquido neutro/sem aroma e, opcionalmente, adiciono 3 gotas de óleo essencial de limão,  ou laranja doce ou eucalipto.

Limpa Vidros

Num recipiente borrifador de 250ml, juntar 1 colher de sopa de vinagre de limpeza, 1 colher de chá de álcool etílico e encher com água destilada/fervida. Agitar antes de usar.

Eliminador de Odores

Num recipiente borrifador de 250ml, juntar 100ml de álcool etílico, 5 gotas de óleo essencial do vosso gosto (ex.lavanda) e encher com água destilada/fervida. Agitar antes de usar.

A única coisa que ainda compro, são as pastilhas da máquina da loiça. Sei que há receitas muito simples para fazer em casa, mas ainda não me apeteceu experimentar nem me informei o suficiente para saber se são seguras para utilizar sem danificar a máquina da loiça... Cada coisa a seu tempo!