Óleos Vegetais: para uso individual e/ou diluição de óleos essenciais.



“Os óleos vegetais são extractos lipídicos preciosos, utilizados há milénios para promover a saúde e a beleza. 

Apenas os óleos vegetais virgens, ou seja, obtidos após a primeira pressão a frio, têm qualidade terapêutica, pois conservam todos os seus componentes (ácidos gordos essenciais, vitaminas, insaponificáveis, antioxidantes…). 

Os óleos biológicos são sempre virgens e têm uma etiqueta que garante que a planta de onde foram extraídos foi cultivada de acordo com os princípios da agricultura biológica”. (Pranarôm)

Nota: para uma utilização cosmética, deve diluir-se entre 1 a 3% de óleos essenciais (OE) num óleo vegetal (OV) para sinergias aromáticas eficazes (ex. 6 gotas de OE para 10ml de OV)


Óleos Vegetais para a Saúde e Beleza:

Abacate: um óleo muito hidratante para o corpo, cabelo e rosto; é um dos poucos óleos que contêm ácido palmitoléico, valioso para a proteção das membranas celulares. Este óleo suaviza e amacia como nenhum outro a pele fina e os cabelos quebradiços.



Amêndoas doces: óleo suavizante e protector por excelência, o OV de amêndoas doces é uma base perfeita para misturas de aromaterapia para cuidados com o corpo; pode ser usado durante a gravidez (prevenção de estrias) e na limpeza, massagem e proteção da pele sensível dos bebés.



Argão: um óleo anti-envelhecimento reparador e protector da pele, rico em vitaminas e antioxidantes; indicado para rugas, pele seca e madura, cabelos danificados...



Arnica: um macerado precioso para tratar as pequenas feridas das férias ou do desporto (contusões, hematomas, equimoses, entorses...). É igualmente indicado para problemas de articulações. músculos e inflamações.



Avelã: penetrante e sedoso para a pele, é um óleo neutro por excelência e de fácil aplicação. Indicado para massagens e hidratação de todos os tipos de pele.



Borragem: as suas preciosas sementes contêm um tesouro para a saúde e beleza (ideal para a pele madura); é usado para tratar síndrome pré menstrual, problemas reumáticos, eczema e outras afecções cutâneas crónicas (psoríase).



Calêndula: o mais suave dos macerados oleosos, com efeitos anti-inflamatórios, antialergénicos e antipruriginoso. São principalmente os insaponificáveis e o fitosterol contidos neste macerado que o tornam num óleo calmante. A calêndula é uma boa amiga do bebé e das peles sensíveis, para acalmar ou reduzir a comichão.



Calófilo ou Tamanu: é o óleo da circulação e da cicatrização por excelência. Sabe-se que melhora e aumenta a circulação ao mesmo tempo. É também um aliado formidável na luta contra as rugas;



Caroço de Alperce: um dos óleos mais suaves e versáteis. É bem tolerado por todos, até mesmo bebés ou pessoas com pele sensível. Ideal para levar consigo nas férias, tanto para preparar a pele para o sol, como para os cuidados depois da praia ou quotidianos.



Cenoura: um macerado vitaminado, muito penetrante, que ajuda a preparar a pele para o bronzeado e ilumina a tez;


Côco: um óleo vegetal, que solidifica abaixo dos 20 graus celsius, sem perder as suas qualidades/propriedades. É designado por "árvore da vida", nas suas origens, por servir para tudo: alimentação, cosmética, medicina... É calmante, purificante, emoliente, nutritivo, regenerador e suavizante. Perfeito para hidratar a pele, para cabelos secos e sem brilho, para fissuras e gretas, irritações cutâneas, rugas...


Cominho Preto: o óleo de elite no antigo Egipto, ideal para ajudar a tratar problemas de pele como acne, psoríase e zona. Tem propriedades rejuvenescedoras;



Gérmen de Trigo: um óleo rico em vitamina E para lutar contra o envelhecimento. Usado sozinho ou misturado com um óleo mais penetrante, como a jojoba, a avelã ou o cominho preto, perfeito para pele seca/madura e perda de cabelo.




Hipericão: um macerado oleoso cicatrizante, reparador, calmante e anti-inflamatório. Este óleo também descongestiona qualquer problema vascular ou edematoso;



Jojoba: uma cera vegetal líquida, com boa afinidade com a pele que permite todas as aplicações cosméticas e anti-envelhecimento, mesmo nas peles oleosas. Penetra facilmente na pele e deixa-a acetinada. Ajuda a regular as secreções sebáceas e a embelezar o cabelo, fino e quebradiço;



Karité: uma manteiga vegetal e bálsamo protetor. Apesar de sólida, derrete facilmente nas mãos durante a aplicação ou pode ser derretida em banho-maria para preparar bálsamos e máscaras. É protetora, relaxante, refrescante e nutritiva, sendo indicada para pele seca (mesmo das mãos e dos pés), eczema localizado, pele atópica, prurido, gretas, estrias...



Macadâmia: semelhante à amêndoa doce nas suas funções, mas com um cheiro mais agradável e penetrante, este óleo serve para quase tudo em cosmética. É particularmente hidratante para a pele, bem como o cabelo e unhas. Pode ser utilizado tanto em peles muito secas ou atópicas, como em peles mistas, oleosas e desidratadas.




Onagra: ideal para as mulheres a partir dos 40 anos ou para todas as peles com problemas. Um óleo com um efeito verdadeiramente antienvelhecimento.



Ricino: de penetração média a fraca, está indicado para cabelos e unhas, finos e frágeis.



Rosa Mosqueta: este óleo precioso, rico em ómega 3, promove a regeneração cutânea e o efeito “lift” da pele; ajuda a ultrapassar os sinais de envelhecimento e a cicatrizar feridas.





Fonte: Óleos Vegetais e seus benefícios para a saúde e beleza, mais de 50 receitas práticas, D. Baudoux, J. Kaibeck e A-F. Malotaux
Créditos de Imagens: Pranarôm

Sem comentários:

Enviar um comentário