“A estrutura de um óleo essencial é complexa, o que faz com que um óleo não possua apenas uma única propriedade terapêutica, mas sim múltiplas.” (Pranarôm)
Algumas dicas que podem encontrar no livro "Óleos Essenciais Quimiotipados, Pranarôm":
Alfazema latifólia:
(Lavandula spica): “a lavanda latifólia fornece um óleo essencial qualificado para urgências, este terá um efeito “miraculoso” no alívio, quase instantâneo, de queimaduras e picadas de vespa." Dica: em picadas de vespa, aplicar 2 gotas deste óleo essencial a cada 5 minutos, durante meia hora.
Canela da china:
(Cinnamomum cassia): o seu poder antisséptico polivalente, anti-infeccioso e antibacteriano de largo espectro de acção e a sua actividade poderosa, destroem 98% das bacterias patogénicas. Dica: adicionar 1% deste óleo essencial ao seu detergente ecológico (1 ml de óleo por 100 ml de detergente), (Baudoux) “o aroma quente faz dele um excelente tónico geral, ajuda a manter-nos despertos e atentos durante viagens longas; Dica: colocar 1 gota deste óleo essencial num cubo de madeira, ou num lenço ou pano e colocar no carro, ou pendurar no assento, por exemplo (Baudoux).
Cipreste:
(Cupressus sempervirens) é adstringente sendo útil em caso de transpiração excessiva; Dica: composição para pés quentes e transpiração excessiva: palmarosa 2 ml + cipreste 5 ml + lavandim 10 ml + hortelã-pimenta 2 ml – 3 gotas desta mistura, em fricção, de manhá e à noite nas plantas dos pés.
Citronela:
(Cymbopogon winterianus): repelente de insectos. Dica: para uso diário, 2 gotas de citronela e 2 gotas de palmarosa, na parte interior da gola do pijama ou na almofada, permitirão manter à distância todos os insectos.
Cravinho:
(Syzygium aromaticum ou Eugenia caryophylus): útil para acalmar dores de dentes pois actua como anestésico e é também um antibacteriano poderoso. Dica: diluir 2 gotas deste óleo em 10 gotas de óleo vegetal, aplicar com um cotonete na gengiva dolorosa.
Eucalipto Citriodora:
(Eucalyptus citriodora) ajuda a aliviar rapidamente áreas com inflamação. Dica: diluir a 30 ou 50% e aplicar na área afectada.
Gaultéria:
(Gaultheria fragantissima): ajuda a aliviar as dores musculares associadas ao trabalho excessivo, às dores de costas, à artrite e a todos os problemas músculo-esqueléticos (permite que os músculos se distendam e diminuam a inflamação das articulações, tendões, tecidos moles). Dica: aplicar 2 gotas deste óleo diluídas em 2 gotas de óleo vegetal sobre a zona inflamada ou dolorosa.
Laranja amarga Petitgrain:
(Citrus aurantium ssp amara): a laranjeira amarga ou petit grain oferece um óleo essencial de odor muito agradável, cuja simples inalação oferece calma, distensão e harmonia.
Lavandim super:
(Lavandula burnatii): em difusão atmosférica promove um estado de relaxamento e bem-estar. Difundido no quarto durante 30 minutos, antes de deitar, induzirá a um sono calmo, apaziguante e reparador.
Manjericão:
(Ocimum basilicum): antiespasmódico, em massagem sobre o abdómen (previamente diluído; 3 gotas deste óleo + 5 gotas de óleo vegetal) poderá aliviar dificuldades digestivas;
Manjerona:
(Origanum majorana): a manjerona oferece um óleo essencial precioso para todos os problemas com origem nervosa.
Niaouli:
(Melaleuca quinquenervia): é útil em todas as infecções do trato respiratório bem como para proteger e tonificar a pele. Dica: 1 gota de niaouli no seu creme de noite será suficiente para beneficiar da acção tónica cutânea deste óleo essencial.
Palmarosa:
(Cymbopogon martini): “de fragrância muito agradável, eis um óleo essencial a lembrar para as afecções cutâneas. Dica: “no quotidiano 1 gota de palmarosa e 1 gota de alfazema latifólia, no seu creme de dia, regulará a secrecção sebácea, hidratará a sua pele e auxiliará a regeneração das células cutâneas.”
Perpétua das areias:
(Helichrysum italicum): “a perpétua fornece um óleo essencial excepcional, raro e precioso. É o produto natural e vegetal com a actividade anti-hematoma mais poderosa. Indispensável no estojo familiar de primeiros socorros, este óleo faz autênticos milagres.”
Ravintsara:
(Cinnamomum camphora): “para todas as afecções virais, este óleo essencial salvar-vos-à rapidamente de todas as complicações. A esta acção anti-viral, junta-se uma acção expectorante.” (Baudoux) Dica: “durante as epidemias gripais de inverno, 6 gotas em aplicação local na planta do pé ou sobre o tórax, de manhã e à noite, protegerão contra as agressões virais”
Verbena exótica:
(Litsea citrata): no dia a dia e por forma a criar um ambiente agradável e anti-stress, utilize verbena exótica. Dica: sinergia relaxante para difusão: verbena exótica, tangerina e lavandim super em partes iguais.
Como puderam ler, existem utilizações em que os óleos essenciais devem ser diluídos num óleo vegetal, o chamado óleo carregador. Amanhã farei um post sobre os óleos vegetais que existem e se podem utilizar para o efeito!
Nota: este conteúdo, informação, sugestões e dicas, não podem ser entendidas como prescritivas nem têm a intenção de substituir qualquer acto médico, sempre indispensável para o estabelecimento de um diagnóstico credivel. Qualquer tentativa de resolver um problema de saúde deve ser sempre ser feita com o auxílio de um técnico de saúde devidamente qualificado.
Fiquem atentos ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário