Óleos Essenciais: O que são?




Esta semana decidi abordar o tema dos óleos essenciais; explicar o que são e como podem ser tão úteis no dia a dia, com todos os seus benefícios e propriedades, independentemente da sua  forma de utilização.

Embora formada na área da saúde, não  sou aromaterapeuta, pelo que, todas as informações e dicas que aqui irei partilhar com vocês, são baseadas em pesquisa e análise de livros, nomeadamente "Óleos Essenciais Quimiotipados, Pranarôm, de D.Baudoux, M.L.Breda (2015)", Aromaterapia pura e simples, o meu guia essencial para uma farmácia natural" e "Aromaterapia", de Patrícia Davis (1996)".

Aproveito e agradeço à Ser Essencial, por toda a informação extra que me cedeu!
Nesta página podem encontrar óleos essenciais, óleos vegetais, difusores, entre outras coisas bastante úteis para quem quer começar a utilizar estes produtos maravilhosos que são os óleos essenciais!




Posto isto, o conteúdo, a informação, as sugestões e dicas contidas nestes posts, não podem ser entendidas como prescritivas nem têm a intenção de substituir qualquer acto médico, sempre indispensável para o estabelecimento de um diagnóstico credivel. 

Qualquer tentativa de resolver um problema de saúde deve ser sempre ser feita com o auxílio de um técnico de saúde devidamente qualificado.

O que são óleos essenciais?

“Um óleo essencial é a essência volátil extraída de plantas aromáticas por arrastamento ao vapor de água. Este contém corpos químicos muito complexos, que consistem em múltiplos agrupamentos moleculares bastante diversos, cada um com propriedades diferentes (Pranarôm).” 

Assim, um único óleo essencial pode ser utilizado para diversas situações. De um modo geral, “os óleos essenciais ajudam-nos a manter o equilíbrio ideal que representa a saúde e o bem-estar” (Davis).


Todos os direitos reservados, Pranarôm

Por outras palavras, um óleo essencial, é um princípio activo natural proveniente de plantas medicinais e aromáticas.

Estima-se que, cerca de 80% da população mundial, utilize plantas aromáticas e medicinais em cuidados básicos de saúde, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A aromaterapia é a forma de tratamento incluída no grupo das medicinas complementares reconhecidas pela OMS, que recorre aos óleos essenciais, de origem vegetal, para tratar problemas físicos e emocionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário