![]() |
Daqui |
Para os que ontem torceram o nariz quando sugeri substituir o gel de banho e sabonete líquido por sabonetes, venho hoje desmistificar e dar algumas dicas para uma utilização higiénica do mesmo.
Em primeiro lugar, quero constatar dois factos:
1. Claro que existem germes no sabonete. Da mesma forma que existem em nós e em tudo o que nos rodeia! Mas nem todos são "maus", caso contrário estaríamos sempre doentes, certo?
2. Segundo estudos e especialistas, os germes existentes no nosso sabonete são, provavelmente, da nossa própria pele. Já ouviram falar em microbioma da pele? É uma camada protetora viva, composta por bactérias e outros microorganismos, sendo essencial para o nosso sistema imunitário.
Assim, bastam pequenos cuidados para evitar que possíveis microorganismos patogénicos indesejáveis se instalem no sabonete.
- Não partilhem o sabonete (também não partilham a escova dos dentes, pois não?). Calma, também ninguém morre se partilharem... Mas, na minha opinião, pelo menos para tomarem banho, deveriam ter o vosso próprio sabonete;
- "Lavem" bem o sabonete, criando espuma, antes de se começarem a lavar;
- Usem o sabonete diretamente na pele, ao invés de usarem uma esponja/loofah (o que não significa que não possam ou não devam usar, apenas ter o cuidado de deixar a secar ao ar e lavar regularmente, para evitar bolores e microorganismos indesejáveis);
- Mantenham o sabonete seco entre lavagens, ou seja, escolham uma saboneteira (aço inoxidável, por exemplo) que drene a água e mantenham-na longe do chuveiro/torneira, para que o sabonete não se molhe se não for utilizado.
Simples, não acham? Claro que há quem não goste realmente de usar sabonete, cá em casa só eu é que uso...
Quando pensamos em sabonetes, levamos logo o pensamento para o famoso sabonete azul... E ficamos de pé atrás, uma vez que esse sabonete e outros do género (eram muito usados ha uns anos) secam imenso a pele! Mas é algo tentador de se usar, uma vez que cada vez há mais sabonetes com cheiros de vários tipos e para vários tipos de pele. Cá em casa temos um para os miudos lavarem as mãos de leite de cabra (natural) e gosto muito dele!
ResponderEliminarCatarina, há uma variedade imensa de sabonetes, de origem natural, biológicos e vegan, próprios para peles mais secas ou delicadas... É uma questão de procurar em lojas físicas ou online :)
ResponderEliminarEsse de leite de cabra é hidratante!