Para mim, para nós, importa viver o dia a dia de forma simples, tranquila, rodeados apenas daquilo que nos dá conforto, daquilo que é essencial, sem excessos.
Viver apenas com o essencial tem várias vantagens para nós: manter tudo limpo e organizado é uma tarefa fácil e rápida; temos tempo de sobra para dedicar a coisas mais importantes (família, trabalho, hobbies...); temos mais espaço, ou seja, um ambiente sem demasiadas distrações visuais, o que permite reduzir os níveis de stress, ao mesmo tempo que aumenta a nossa produtividade e eficiência; permite-nos focar na qualidade em detrimento da quantidade, poupando dinheiro e evitando acumulações desnecessárias e um consumismo desenfreado.
O facto de vivermos apenas com o essencial torna-nos menos dependentes, física e emocionalmente. Quantos de nós compraram na esperança de que um objecto ou peça de roupa nos pudesse aliviar do stress, angústia e tristeza, preenchendo aquele vazio que sentimos? Até podem preencher, mas por um período de tempo muito curto... Consumir para aliviar sentimentos negativos é ineficiente, além de nos poder trazer problemas financeiros!
Ao aprendermos a viver com o essencial e a dar valor ao que temos, libertamo-nos do consumismo inconsciente.
Obviamente que o essencial para uns, não é o essencial para outros... Que tal fazerem uma lista daquilo que acham essencial para viverem bem? Sem olharem à vossa volta, nem vasculharem a casa; deixem que a vossa mente vos diga o que precisam. Quando acabarem, comparem com aquilo que têm. Quantos itens ficaram por escrever? Talvez não sejam assim tão importantes...
(Continua)
ótimas dicas! continua o bom trabalho :D
ResponderEliminarDiana
Obrigada Diana! Continua a seguir este cantinho :)
ResponderEliminar