Os tais produtos...


Já conhecia algumas lojas como o Celeiro, a Lush e a Pegada Verde mas nunca tinha pesquisado a fundo quais as mudanças que poderia fazer, em que aspetos e quais as vantagens e desvantagens das mesmas. Li muitos artigos de vários blogs estrangeiros, como esteesteeste e este

Assim, no seguimento do post de ontem, venho esclarecer eventuais dúvidas sobre alguns objectos/produtos de que falei e coloquei a verde.

Estão prontos? Vamos lá!

Garrafa de água reutilizável: este item já encontram na maioria das lojas e supermercados, desde há algum tempo! Há para todos os gostos e preços, sendo importante que, se for de plástico, seja feita de plástico reciclável (PET) e livre de PVC, BPAs  (produto químico usado na fabricação de plástico) e ftalatos. Podem inclusive comprar garrafas com filtro incluído, seja ele de carbono ou carvão natural.

Sacos de pano/rede: à unidade ou em kits, feitos de algodão orgânico, laváveis e reutilizáveis. Podem ir ao frigorífico e têm a vantagem de ser respiráveis, ao contrário dos sacos de plástico.

Talheres reutilizáveis: normalmente feitos de bambu, são uma óptima escolha para quem leva marmita!

Palhinhas reutilizáveis: para quem não prescinde deste acessório, existem em bambu ou aço inoxidável.

Papel de cera de abelha ou resina de árvores (vegan): substitui na perfeição a película aderente e a filha de alumínio para embalar alimentos! São reutilizáveis.

Chás e infusores: esqueçam os saquinhos de chá, comprem chá em folhas e utilizem um infusor de aço inoxidável ou silicone!

Pensos/tampões de algodão: iguais aos vendidos em qualquer superfície mas com a vantagem de serem feitos a partir de algodão biológico e 100% livres de plástico.

Copo menstrual: uma alternativa reutilizável, feito de silicone, macio, livre  de BPAs e substâncias tóxicas. Existem várias marcas e tamanhos.

Pensos reutilizáveis: feitos de algodão biológico, bambu e cânhamo. São laváveis à mão ou na máquina.

Cotonetes: se também não prescindem deste item, esqueçam os cotonetes de plástico! Usem com cabo de papel ou madeira.

Produtos de limpeza e higiene pessoal: relativamente a estes, irei fazer um post mais detalhado pois existem muitas alternativas!

Vejam detalhes e preços aqui: Celeiro, Pegada Verde, Mind the Trash.

Estas são apenas algumas substituições ecológicas que podemos fazer mas existem mais! Aos poucos fui pesquisando e selecionando informações sobre estes e outros produtos e como, aos poucos, poderiam integrar o meu dia a dia.

Só restava começar! Mas por onde? Não ia deitar tudo fora e comprar novo, certo? Não é esse o objetivo! Normalmente o mais fácil é ir substituindo produtos de limpeza e higiene pessoal que vão acabando; na cozinha, por exemplo, o multi-usos, o detergente da louça, as esponjas/panos e no WC, o gel de banho, o shampoo, o papel higiénico... Depende!

Posso dizer-vos que neste momento já substitui as escovas de dentes de plástico por escovas de bambu e o gel de banho por um sabonete neutro de origem biológica. Na cozinha, já uso um multi-usos mais ecológico, bem como o detergente da louça!



Mais substituições serão feitas, ao longo do tempo. A partir de amanhã conto quais são os meus planos! 


Sem comentários:

Enviar um comentário