Estes dias... #5



Começo por perguntar: como estão? Como se sentem? O que têm feito nestes dias?

Por aqui, a vida vai devagar...
A Páscoa foi diferente, a primavera está no seu auge e, todos os dias,  são uma vitória.

Saber que todos os meus estão bem, seguros, saudáveis, resilientes, é uma fonte de esperança...

Para quem me acompanha na página do Facebook e no Instagram, tem visto algumas das coisas que tenho feito, organizado, tratado...

Para quem me lê apenas aqui, venho fazer um pequeno resumo desde a última vez que cá vim. Ultimamente as imagens falam mais do que qualquer outra coisa!

Lembram-se da minha batata doce? 

Está assim:


Enorme!!

Mudei para um vaso maior, para ter espaço e crescer mais e coloquei noutra zona da marquise...


As minhas ervas aromáticas continuam a ser uma alegria imensa de cada vez que lhes sinto o cheiro e as uso para cozinhar



E as minhas suculentas estão em processo de mudança ;) 



Tal como os cactos, que juntei todos num vaso grande, estou a pensar fazer um arranjo com as suculentas dos vasos mais pequenos... A ver!

Entretanto...

Todos os meus produtos de limpeza e hidratação facial acabaram, vai daí, decidi fazer o meu próprio tónico e hidratante faciais!


▪️  Vinagre de Sidra 1/4 + Witch Hazel/Soro de Hamamelis (s/Álcool) 1/4 + água purificada (30ml)



▪️ Óleo de jojoba + 5 gotas de vitamina E líquida + 2 gotas de óleo essencial de lavanda + 2 gotas de óleo essencial de Niaouli (10ml)


Fáceis de fazer, adequados ao meu tipo de pele e até agora, de encontro às minhas expectativas!! Claro que a cronologia é: lavar (Dr. Bronners líquido neutro), tonificar e hidratar!

Aproveitei e fiz também um hidratante corporal caseiro, reutilizando um boião vazio de uma manteiga corporal que acabou faz tempo... Mais uma vez, uma receita super simples e com apenas 4 ingredientes!


▪️ 1 CS óleo de côco + 1 e 1/2 CS de manteiga de karite + 1 CChá de óleo de amêndoas doces puro + 1 CChá vitamina E líquida (200ml)

Como tenho a pele muito seca, este hidratante tem sido uma óptima ajuda após o banho! Mesmo que, ao contrário de quando usava outros produtos de higiene corporal, o sabonete Dr. Bronners deixe a minha pele muito menos desidratada! Podem não acreditar, mas é verdade... Normalmente os sabonetes são vistos como verdadeiros inimigos da pele seca mas este, graças aos óleos que o compõem, é o oposto!

Com tudo isto, consegui limpar e reorganizar o meu armário do WC, o que me deu a oportunidade de ver tudo o que tenho e uso actualmente...


Simplicidade numa imagem! Estes são todos os produtos que uso e tenho no meu WC... E os que realmente preciso! 

Sem presunção nem perfeição, apenas a realidade...

Por fim, mas não menos importante, ando mais entretida na cozinha (uns dias mais do que outros, para ser honesta!) e decidi tentar fazer a minha massa mãe/levain/fermento natural, já ouviram falar? 

A primeira tentativa não correu bem, mas a segunda vingou!


Foram 5 dias de preparação, com muito amor e paciência... Que resultaram neste maravilhoso pão!


As saudades que eu tinha de comer um pão acabado de fazer com manteiga... Como as coisas simples são sempre as melhores ;)

Este foi o primeiro de outros que irei fazer, há que aprimorar a técnica eheheh

Assim, como podem ver, continuam a ser as coisas simples e práticas que me preenchem os dias, me vão dando ideias para partilhar com vocês e me ajudam a lidar com toda esta situação!

Finalizo, perguntando... Gostariam que escrevesse mais, mesmo com tudo o que está a acontecer? Que temas gostavam que abordasse? Não há respostas erradas! ;)

Até breve!!

Estes dias... #4



Nas últimas semanas tenho andado numa montanha russa de emoções... 

Dias bons, dias menos bons. Dias em que me sinto cheia de energia e determinação, em que faço tanta coisa que nem sei como! E outros em que só me apetecia hibernar até isto tudo passar... 

A verdade é que, nenhum de nós alguma vez passou por isto. É normal que num só dia, se esteja alegre, confuso, triste, preocupado, motivado, desmotivado, cansado, energético; que haja risos e lágrimas. 

Não há muito mais que possamos fazer além daquilo que nos é recomendado e imposto. Só podemos continuar a lidar com todas estas mudanças, à nossa maneira, seja ela qual for!

Por isso, façam o que gostam, o que vos dá prazer, o que vos deixa mais relaxados, mais alegres, mais aliviados, mais confortáveis, mais esperançosos... Porque a esperança é o que nos dá alento a continuar. Não dizem que é a última a morrer? 

Vamos manter-nos unidos, mesmo à distância. Vamos manter-nos activos, procurando sempre o equilíbrio físico, psicológico e espiritual. 

Estamos juntos, todos juntos, vamos fazer deste tempo o que de melhor podemos fazer dele!

Ps. Esse limoeiro alimenta a minha esperança, vejo-o da varanda e dá-me tanta alegria! Um dia, talvez, terei um assim grande e carregadinho de limões :D

Estes dias... #3



E chegamos a Abril...

Três meses passaram desde o início de 2020, os tais 3 meses em que decidi, por mim, cumprir 3 objectivos. Mal eu sabia que, acabariam por deixar de ser apenas objectivos pessoais e passariam a ser obrigações... Pelo menos, um deles, não comprar nada, excepto alimentos e medicação!

Este ano o mundo mudou, de um dia para o outro. Quaisquer que fossem os nossos planos, desejos, intenções, sonhos, objectivos, ficaram, inevitavelmente, adiados, por tempo  ainda indeterminado. 

Não, não é fácil. Mas, recorrendo a uma frase que já nos disse em outras circunstâncias, neste momento, só podemos controlar aquilo que está ao nosso alcance. 

A nossa casa é, agora, o nosso pequeno mundo, o único que podemos controlar. E aproveitar, pois é o local onde estamos seguros.

O importante é fazer desse mundo, por mais pequeno que seja, o melhor de todos. 

O que têm feito nestes dias? 
Como se têm sentido?
Que actividades caseiras voltaram a fazer ou iniciaram?

Contem-me tudo :)