Desinfetante das mãos "caseiro"




Numa época do ano propícia a gripes, constipações e outras doenças transmissíveis via atmosférica e por contacto, quer com pessoas doentes ou com variadíssimas superfícies contaminadas, lavar as mãos, com água e sabão, é obrigatório!

No entanto, nem sempre é possível e, por isso, ficaram famosos os desinfetantes de mãos, em embalagens práticas, pequenas e de fácil e rápida aplicação.

Existem à venda em inúmeras superfícies, com ou sem fragrâncias, mais ou menos aquosos, mais baratos ou mais caros... Já experimentei vários, muitos até! Supondo que fossem eficazes, ficava sempre com outro problema por resolver, a secura inevitável das mãos.

Vai dai, resolvi que tinha de juntar o útil ao agradável e, para quem, como eu, gosta de saber exactamente o que compõe determinado produto, nada como o fazer em casa! Principalmente, quando é algo simples.

Por isso, hoje trago-vos a minha "receita" do desinfetante de mãos que uso!

Vão precisar de:

  • 1 frasco atomizador 10ml (preferencialmente de vidro)
  • Álcool etílico (96%)
  • Óleo vegetal puro (uso o de amêndoas doces)
  • Óleos essenciais: limão, lavanda, maleleuca/árvore do chá, hortelã pimenta, laranja doce... Vai um pouco de encontro aos vossos gostos, sendo que o de limão é, por si só, antibacteriano, antisséptico e antiviral! 



1. Encham o frasco quase até ao topo, em  partes iguais de óleo vegetal de amêndoas doces e álcool etílico;

2. Coloquem 1 gota de cada óleo essencial; se não tiverem os 3, usem o de limão, pois é antisséptico, antibacteriano e antiviral por si só; 

3. Agitem ligeiramente e está pronto a usar (prazo de um mês).


UPDATE: a conselho de uma leitora, a solução, para ter mais propriedades desinfetantes, deve ter um total de 80% de álcool, sendo os restantes 20% reservados aos óleos essenciais e vegetal; podem ainda acrescentar peróxido de hidrogénio e glicerina vegetal para ser mais eficaz!


Nota: Atenção ao uso de certos óleos essenciais em crianças! Deixo em baixo uma lista completa para que possam saber que óleos podem usar e a partir de que idades.


Sem comentários:

Enviar um comentário