Não há dúvida de que a época natalícia consegue ser uma altura de grande agitação e afazeres, o que pode tornar esses dias stressantes, desgastantes e exaustivos.
Posto isto, a magia que envolve o natal pode ser facilmente esquecida, pelo que existem algumas mudanças que podem implementar, de modo a usufruir em pleno (ou melhor) esta altura do ano, sem ficarem com aquela sensação de "nunca mais acaba!".
1. Identificar a(s) causa (s) de maior stress:
Ex. Compras de última hora
Organizem-se de modo a fazer as compras com tempo e calma para que tenham tudo pronto dias antes do Natal.
2. Identificar prioridades:
Ex. Querem passar tempo de qualidade com a família (tempo de qualidade não significa passar horas e horas de corpo presente...); querem dar mais atenção às crianças; querem ajudar na confecção dos pratos e sobremesas... Foquem-se naquilo que para vocês é mais importante, naquilo que vos faz sentir bem com vocês mesmos!
3. Planear com antecedência:
Ex. Se o Natal for em vossa casa e vão receber a família e/ou amigos, este ponto é fulcral. Façam uma lista de quantas pessoas são, do que têm de comprar para o jantar/almoço, dos doces que querem ter na mesa... Organizem-se!
4. Simplifiquem...
Ex. A variedade e quantidade de pratos/doces; o número de presentes; as decorações de Natal...
5. Pensem no Natal como um momento de paz, reflexão e gratitude:
Por muito que se goste de receber presentes, estes são apenas uma pequena parte do que é o Natal (ou pelo menos, deveria ser...); Relembrem o significado e o porquê de celebrarmos este dia, expliquem às crianças... Usufruam do tempo em família!
Sem comentários:
Enviar um comentário