Objectivos para os primeiros 3 meses de 2020



Para mim não há resoluções de ano novo mas sim objectivos. As resoluções tendem a ser inflexíveis e ao mínimo problema, há a tendência de serem esquecidas...

Por isso, decidi Parar, Começar e Continuar a fazer 3 coisas. 


1. Não comprar nada:





Excepto alimentos ou medicamentos.

Este é o meu primeiro objetivo para este ano que vem aí. 

Porquê? 

Porque quero saber viver com o que tenho, porque quero apreciar e valorizar o que tenho, porque quero ser capaz de improvisar e ser criativa, porque quero reprogramar a minha noção de como, quando e porquê comprar.

Quero resistir à urgência de ir às compras só porque me sinto mais em baixo ou porque me apetece ter algo novo, quero deixar de comprar só porque está sempre tudo disponível, a qualquer hora, em qualquer lugar.


2. Fazer um pé de meia:




O objectivo não é poupar X, é criar o hábito de, diariamente ou semanalmente pôr de lado algum dinheiro para qualquer eventualidade.


3. Reorganizar, selecionar, eliminar:





Roupas, papéis, objectos...
Continuar a rever tudo aquilo que já não serve ou já não tem utilidade e que possa ser doado, reutilizado para outros propósitos ou simplesmente descartado.


Balanço da minha jornada.





Quando criei este blog, já tinha começado a simplificar a minha vida, já tinha adotado algumas rotinas mais conscientes e ecológicas e já estava a praticar um estilo de vida o mais simples e minimalista possível.

Mas, desde então, muitas outras coisas foram melhorando, mudando, sendo substituídas e adotadas!

Como sempre disse, esta é uma jornada, as coisas não podem nem devem ser mudadas de um dia para o outro... À medida que as coisas se vão acabando, estragando, envelhecendo, substitui-se por outras mais sustentáveis, ecológicas, duradouras! Com tempo, vamos percebendo o que realmente importa e o que necessitamos para viver, com conforto mas sem excessos!

# O meu guarda roupa ainda está em processo de seleção, muito embora já tenha reduzido o número de peças para metade ou mais...



# Os meus produtos de higiene pessoal ainda não foram todos substituídos por alternativas mais sustentáveis porque ainda os estou a terminar...



# Ainda tenho saquetas de chá, sacos de congelação descartáveis, película aderente e lenços de papel para acabar de usar...



No entanto, decidi partilhar tudo aquilo que já não uso ou compro, e que não irei mais usar/comprar, o que simplificou muito o dia a dia, já para não falar do impacto ambiental mínimo e na poupança imediata ou a longo prazo!

Alimentação:

Legumes pré cortados embalados
Cápsulas de café
Chá em saquetas
Água engarrafada
Comidas pré feitas

Cozinha:

Papel de alumínio
Película aderente
Sacos de congelação descartáveis
Guardanapos de papel
Utensílios de plástico

WC:

Sabonete líquido das mãos
Gel de banho
Shampoo
Amaciador
Desodorizante em embalagem de plástico
Discos de algodão
Cotonetes de plástico
Escovas dos dentes de plástico
Pasta dos dentes em embalagens de plástico
Fio dental em embalagens de plástico
Produtos de higiene feminina descartáveis
Lâminas Descartáveis
Gel depilatório
Lenços de papel
Toalhitas/Papel higiénico húmido
Acetona
Vernizes
Maquilhagem 

Limpeza do lar:

Qualquer produto não ecológico/sustentável ou que possa fazer em casa!

Roupa/Calçado/Malas/Acessórios:

Farei apenas substituições de peças velhas, gastas ou estragadas que não tenham conserto.


Apesar de ficar feliz com estas mudanças, ainda existem algumas questões pendentes, para eliminar, substituir ou adaptar!

* Eliminar: papel de cozinha, luvas vinil descartáveis, "swiffer duster"...

* Substituir: esponjas/esfregões de limpeza, molas da roupa, piaçabas...

* Adaptar: "Estação de Reciclagem". Actualmente uso um saco grande, daqueles reutilizáveis, onde ponho tudo junto e depois seleciono item a item quando vou ao ecoponto... Para simplificar queri arranjar um recipiente repartido, onde possa colocar embalagens/metal, papel e vidro.

A verdade é que, em relativamente pouco tempo, consegui adaptar o meu estilo de vida e as minhas rotinas. Há coisas que levam o seu tempo, como já referi, é uma jornada para a vida, com altos e baixos, mas sempre com força de vontade e determinação para cumprir os meus objetivos!

Dica de Domingo #7




Sabem como limpar e manter em condições de uso a(s) vossa(s) tábua(s) de madeira?
Eis como o podem fazer!


Vão precisar de:

* Sal grosso
* Meio limão
* Óleo de côco


1. Espalhem uma mão de sal sobre a tábua e esfreguem bem com o meio limão, espremendo, de modo a que o sumo saia e ajude na limpeza. Limpem dos dois lados e nas bordas.



2. Passem a tábua por água e deixem secar de um dia para o outro.

3. Quando a tábua estiver completamente seca, passem óleo de côco dos dois lados da tábua, usando um pincel ou um pedaço de pano. Deixem secar, novamente, de um dia para o outro.




Notas

Nunca deixem tábuas de madeira de molho, pois a água infiltra-se, faz com que as fibras de madeira de expandam e apareçam fendas;

Nunca coloquem uma tábua de madeira na máquina de lavar loiça! As altas temperaturas de lavagem vão fazer com que a tábua se desfaça...; 

Não usem outros óleos ou gorduras, como azeite, para nutrir a madeira, pois podem criar maus cheiros.


**Imagens do Pinterest




Escolhas Sustentáveis... #7




Quantos de vocês ainda compram água engarrafada? 

Felizmente, a água da torneira a que temos acesso nas nossas casas é potável mas nem sempre o sabor é agradável...

Apesar de existirem filtros, como os da Brita, existe uma alternativa mais ecológica, o filtro Binchotan de carvão activo



"Utilizado no Japão desde o século XVII. A sua utilização permite reduzir o cloro, mineralizar a água e equilibrar o pH da água da torneira."




Este filtro tem a duração de 6 meses, requer uma manutenção ao fim de 3 meses e quando terminar a sua função, pode ser reutilizado de diversas formas!

Podem utilizar em qualquer caneca ou garrafa de vidro que tenham por casa, ou então, investir numa garrafa própria para este filtro, a Eau Good.




O filtro Binchotan custa 8,50€ e podem encontrar aqui, na loja online da Pegada Verde. A garrafa Eau Good, vejam aqui.


Nota: Utilização e cuidados do Binchotan

*Não lave o carvão Binchotan com detergente ou sabão e remova-o antes de lavar a garrafa. 
*Para libertar as impurezas acumuladas basta verter água a ferver sobre o Binchotan e depois deixá-lo secar ao sol. Deve fazer este processo, pelo menos, ao fim de três meses de uso.
*Não misture com xaropes aromatizados ou sumos e não beba a água que foi deixada na garrafa com o Binchotan por mais de 48 horas.
*Quando o Binchotan já tiver ultrapassado o prazo dos 6 meses para a purificação da água, pode utiliza-lo partido e colocar nos vasos, fornecendo nutrientes para as plantas; no caixote do seu gato, cesto da roupa suja, balde do lixo ou sapateira para absorver os maus odores; e ainda como absorvente de humidade no seu armário.

Receitas de produtos de limpeza caseiros #3



Tenho mais duas "receitas" de produtos de limpeza para partilhar com vocês! Como sempre, usando os mesmos produtos base das receitas anteriores. Simplificar e poupar, já sabem ;)

Lava Chão:

*Garrafa de vidro 1.5l
*1l água destilada ou fervida
*500ml sabão líquido neutro Dr.Bronners
*60 gotas/3ml de óleo essencial de lavanda, pinho, eucalipto... (Opcional)

1. Vertam a água para a garrafa, seguido do sabão líquido neutro e, por último, se optarem por um detergente perfumado, as gotas de óleo essencial do vosso gosto;

2. Usem a tampa de um detergente antigo como medida e adicionem à água do balde com que vão limpar o chão.


Amaciador da roupa:

*Taça/bacia grande
*Garrafa vidro 1.5l
*1l vinagre de limpeza
*200g bicarbonato de sódio
*60 gotas/3ml de óleo essencial de lavanda, Ylang-Ylang, flor de laranjeira... 

1. Vertam o litro de vinagre para a taça/bacia;

2. Adicionem as gotas de óleo essencial, seguido do bicarbonato de sódio;

3. Quando a mistura assentar, vertam para a garrafa de vidro;

4. Usem na medida de um amaciador da roupa tradicional, vertendo no compartimento para o amaciador na máquina da roupa.


Indústria Cosmética




A indústria da cosmética move milhões e continua em crescimento, a cada ano que passa.

Novas marcas/empresas mais inovadoras, transparentes e sustentáveis, certificadas e regulamentadas, com sérios compromissos ambientais e ecológicos (além de não testarem em animais), estão a crescer, e ainda bem!

No entanto, o mercado da contrafacção de cosméticos também...  E aí o perigo é enorme!

Não só pelos químicos tóxicos utilizados na sua produção, (reconhecidos agentes cancerígenos, como arsénico e berílio; metais pesados, como chumbo e mercúrio) mas também pelas lesões inevitáveis provocadas na pele,  olhos, lábios... como queimaduras, dermatite por contacto, pústulas, acne, conjuntivite, diversas infecções bacterianas... 

Imensos destes cosméticos, ao serem testados  por equipas profissionais de fiscalização e apreensão, deram ainda positivo para a presença de fezes e urina na sua composição!!!! Assustador.

E sabem que mais? A maioria destes produtos está à venda online. A preços fantásticos. Porque será...

Se quiserem ter uma ideia melhor, vejam o episódio Cosméticos Falsos da série Broken, da Netflix. Podem ver aqui o trailer.

Para terminar, e não só sobre este tema mas em relação a tudo o que se pode comprar, somos nós, os consumidores, que temos o poder de acabar com produtos contrafeitos, adulterados, poluentes, tóxicos... Se não houver procura, não há oferta ;)

Maquilhagem Sustentável




Voltando ao post de sexta-feira, em que referi não utilizar maquilhagem, achei que poderia ajudar algumas de vocês, que não prescindem  destes produtos, a encontrar marcas mais naturais, sustentáveis e ecológicas!

Deixo aqui uma lista de algumas marcas que podem pesquisar e talvez experimentar.


  1. Sante
  2. Purobio
  3. Logona
  4. Lavera
  5. Benecos
  6. Veg-up
  7. Avril
  8. Boho
  9. Dr.Hauschka
  10. PHB Ethical Beauty

Podem encontrar todas no site naturitas.pt






Dica de Domingo #6




Fartos das manchas de sabão e shampoo nos vidros do vosso chuveiro? Eis como os podem deixar limpos e a brilhar!

Usem detergente da loiça ou detergente líquido neutro Dr.Bronners, uma esponja e água quente. Feito!

Não deixem acumular, façam isto todas as semanas quando limparem o WC. E se tiverem paciência, usem um limpa vidros daqueles de borracha e passem nos vidros depois do banho! Também vai ajudar a manter os vidros limpos ;)

Nota: Deixo sempre uma esponja como esta com a mistura de detergente e vinagre no WC. Dia sim dia não, ao terminar o banho, limpo os vidros e azulejos. Esqueçam o esfregar na limpeza semanal! Isto ajuda a manter o chuveiro sempre limpo ;)


Escolhas Sustentáveis #6




Costumam receber as vossas contas de luz, água, etc, pelo correio? Todos os dias têm panfletos de publicidade a entupir a vossa caixa? Fazem subscrições de revistas?

E que tal uma mudança?

Talvez já não precisem receber as revistas que subscrevem por correio, por que não receber em formato digital? Estão a poupar recursos e a evitar acumulações em casa...

Quanto à publicidade na caixa do correio, se simplesmente a descartam, porque não um autocolante para não colocarem publicidade na vossa caixa do correio? Saibam como obter aqui.

Por último, que tal aderirem à fatura digital dos vossos serviços de água, luz, gás, internet...  As próprias empresas incentivam os clientes a fazê-lo!

Vão sempre a tempo de mudar, para uma vida mais simples e sustentável!

Rotina de Maquilhagem




Sabem aquelas pessoas que não conseguem sair de casa sem relógio? Eu não saia de casa sem rímel. NUNCA!!! E não tenho pestanas pequenas, muito pelo contrário... Era uma mania. Sentia-me bem assim. Coisas da idade.

Também costumava, isto a parir dos meus 17/18 anos, não diariamente mas quase, usar  primer, base, pó compacto, corretor de olheiras e imperfeições, eyeliner, blush, sombra de olhos, batom...

Comprava os produtos da marca Essence, pois eram acessíveis, não comedogenicos e não testados em animais.




Aos poucos, fui deixando de dar importância a tanta maquilhagem e fiquei apenas com o básico: base, pó compacto, rímel, corretor e 1 ou 2 batons.

No entanto, continuando a achar que cada vez menos precisava ou beneficiava destas coisas, não uso maquilhagem. De todo.

Tenho, no entanto, apenas 3 produtos que uso esporadicamente; rímel, creme mineral com cor e pó compacto. O primeiro da Essence, os outros dois, da Caudalie.

A vantagem disto tudo? A pele fica mais limpa  e saudável e a carteira menos vazia ;)

Quanto a vernizes, há quase 1 ano que não uso. Cheguei a fazer verniz gel, ou pintava as unhas umas 2 vezes por semana, tanto das mãos como dos pés. Cuido delas semanalmente, mas não pinto e sinto-me bem assim!

Rotina de Hidratação Corporal



Em criança fui diagnosticada com eczema atópico, ou seja, uma inflamação crónica da pele. Desde então, a minha pele sempre foi mais reactiva e seca do que o normal, chegando mesmo a ter lesões por fricção, tanto em criança, como na idade adulta. 

Por este motivo, tive sempre o cuidado de hidratar a pele, evitar tecidos sintéticos, tomar banhos pouco demorados e com água pouco quente. O objectivo é preservar e aumentar a gordura e água presentes na pele para que não se criem condições favoráveis ao aparecimento de lesões 

Assim, usei vários cremes, desde prescritos pelo dermatologista, como outros de farmácia (Avene, Avenno, Neutrogena, Barral...) e até mesmo o Nívea, da famosa latinha azul.

Não é aconselhável mudar constantemente de creme, devido a uma maior exposição a variadíssimos químicos, por isso, desde há uns 3/4 anos, que uso este creme da Neutrogena.

No entanto, acabando a embalagem que estou a usar, quero experimentar usar manteiga de karite pura para hidratar o corpo depois do banho.

Ainda não sei qual irei escolher, pois existem várias marcas e vários preços. Mas estou inclinada para esta, da Piping Rock:



Em relação às mãos, pés e lábios, comecei a utilizar estes produtos da Burt's Bees.


A Burt’s Bees oferece produtos cosméticos feitos à base de geleia real, cera e mel de abelha, que têm efeitos maravilhosos na pele de todo o corpo. 

A marca Burt’s Bees usa apenas ingredientes naturais e processos muito suaves no fabrico dos seus produtos, que não contêm substâncias petroquímicas, ftalatos, SLS ou parabenos.

Rotina de Cuidado e Limpeza Corporal





Desde que substitui o gel de banho, sabonete líquido das mãos e shampoo pelo sabonete do Dr.Bronners, tudo se tornou mais simples na hora do banho!

O sabonete Dr.Bronner é suave para a pele, hidratante e, ao contrário de outros sabonetes, não deixa a pele seca nem com aquela  sensação de repuxar. Como é rico em óleos vegetais, não danifica o pH fisiológico da pele.

Em relação ao cabelo, também não podia estar mais satisfeita. Sempre tive cabelo com raiz oleosa e, por isso, durante anos e anos, lavava o cabelo praticamente todos os dias!

Agora, lavo 2 vezes por semana e tenho estado muito à vontade com o efeito. Sei que no tempo mais quente irei lavar mais vezes, pois transpira-se mais, mas agora no inverno é óptimo!

Quanto ao amaciador do cabelo, ainda estou a acabar um tradicional e não uso sempre que lavo o cabelo. Futuramente, irei procurar um amaciador sólido ou então fazer uma hidratação com óleo de côco uma vez por semana para evitar pontas espigadas!


Rotina de Cuidado e Limpeza Dentária




Quando estava no início destas substituições, a escova dos dentes foi a primeira a ser  descartada e reutilizada para limpezas domésticas e comecei a usar uma escova de bambu. 

Passado pouco tempo, deixei de utilizar a pasta dos dentes tradicional (usava uma do Lidl) e comprei uma pasta dos dentes biológica e mais sustentável, da Georganics. 

A única diferença é que está não faz espuma, o que não significa que não seja eficaz na limpeza dos dentes! Tenho a certeza que é tão boa ou melhor do que outra pasta dos dentes, mas assim que for ao dentista, terei a confirmação.



Como fiquei fã da marca, aproveitei uns 20% de desconto para adquirir o fio dentário e o elixir bucal da mesma marca.



Não podia estar mais contente com estas minhas escolhas!

Rotina de Cuidado e Limpeza Facial




Para quem me segue, não é novidade que foi no WC que comecei a fazer substituições ecológicas e sustentáveis, principalmente em relação aos produtos de higiene pessoal.

No entanto, ainda não tinha falado sobre a minha rotina de cuidados e limpeza facial.

Como sabem, os tipos de pele diferem de pessoa para pessoa e nem sempre é fácil encontrar uma marca que satisfaça todas as necessidades ou que seja eficaz.

Este sempre foi um problema para mim, experimentei diversas marcas, tanto de farmácia, parafarmácia e supermercados mas nunca conseguia controlar os problemas da minha pele mista.

Até que há mais ou menos dois anos, decidi experimentar a marca Caudalie.

O facto dos seus produtos terem por base a utilização de produtos naturais, não utilizarem conservantes potencialmente pertubadores endócrinos, ingredientes de origem animal, óleos derivados de petroquímicos e agentes irritantes e poluentes, foram as razões pelas quais escolhi a Caudalie.

Inicialmente, para não variar, e ainda sem esta consciência de simplificar e reduzir, comprei a gama completa de limpeza (espuma, óleo, esfoliante), hidratação (creme de dia, creme de noite, sérum, creme de olhos), remoção de maquilhagem (água micelar, tônico, leite de limpeza, água de beleza)... You name it.

Actualmente, para a limpeza/lavagem facial diária, uso o Dr.Bronners neutro. Lavo a cara de manhã e à noite, com água morna/fria.



Relativamente à hidratação e outros cuidados, continuo a usar os produtos da Caudalie e continuarei a comprar, mas apenas quatro!



São maravilhosos, principalmente o sérum anti-manchas! A minha pele adaptou-se muito bem e desde então está muito melhor de aspecto.

Não são propriamente baratos, mas são eficazes e duram bastante tempo. Posso dizer-vos que todos os cremes duram até 1 ano, a utilizar diariamente. O protetor facial solar faz 2 verões.

Provavelmente existem outras marcas ainda mais naturais, mas esta é a que eu gosto de usar e fico contente por saber que também promovem ações ecológicas e sustentáveis, como a reflorestação, a reciclagem e a escolha de materiais reciclados e recicláveis para os seus produtos e encomendas!

Podem ver mais aqui, sobre o compromisso ecológico da marca e aqui algumas perguntas frequentes.




Nota: Relativamente à limpeza de pele, aquando do uso de maquiagem, já referi anteriormente, que uso óleo de côco!

Dica de Domingo #5




Canos entupidos? Ou apenas uma manutenção para o evitar? Seja como for, com este simples processo, conseguem bons resultados!


1. Verter vinagre de limpeza no ralo.

2. Verter 1.5l de água a ferver.

Repitam se necessário.


Nota: Podem usar bicarbonato de sódio em vez do vinagre.

Escolhas Sustentáveis... #5




Uma vez mais, o Lidl traz este Natal uma enorme variedade de brinquedos de madeira, para promover escolhas mais conscientes e sustentáveis.

Os brinquedos são muitos e variados, pistas de comboios, casinha de bonecas, cozinha equipada, cavalinhos, banca de venda, carros, puzzles, jogos, blocos de construção, mesa se actividades... Escolha não falta! 

Se ainda não compraram algum ou nenhum brinquedo para as crianças aí de casa, que tal espreitarem no Lidl mais próximo e deixarem-se encantar por estes brinquedos lindos?!


Imagem do catálogo online do Lidl

"Receitas" de produtos de limpeza caseiros #2



Mais uma vez venho partilhar convosco "receitas" de produtos de limpeza caseiros que experimentei, gostei e uso!

Os ingredientes são os mesmos, não há nada de novo!




Limpa Vidros:

1 parte de água destilada ou fervida;
1 parte de álcool etílico;
1 c.sopa de vinagre de limpeza.

Misturar tudo num frasco de vidro com borrifador. Agitar antes de usar. Simples!


Anti Bolores:

Cerca de 120ml de água destilada ou fervida;
20 gotas de óleo essencial de árvore do chá.

Misturar tudo num frasco de vidro com borrifador. Agitar bem antes de usar. Aplicar nas zonas a limpar, deixar atuar alguns minutos e limpar com um pano ligeiramente húmido.




Repelente de odores:

Têm algum armário ou gaveta que, por muito que limpem, fica sempre com um odor menos agradável? Ou simplesmente querem evitar esses cheiros? Nada como misturar apenas 2 ingredientes!

Bicarbonato de sódio q.b
10 gotas óleo essencial de lavanda (ou outro ao vosso gosto, este é particularmente bom pois é antibacteriano e antifúngico!)

Num frasco com tampa furada (podem fazer vocês uns furinhos ou até usar um saleiro), coloquem bicarbonato de sódio quase até ao topo e vertam 10 gotas de óleo essencial de lavanda.  Fechem o frasco e coloquem onde quiserem absorver odores!

Nota: Descobri que café em pó também faz muito bem este trabalho de absorver odores! Se tiverem por casa, experimentem ;)


Substituições, Sustentabilidade e Poupança #4



Para terminar este tema, deixo mais dois exemplos que fizeram a diferença cá em casa e no ambiente ;)

1. Detergente líquido da roupa:

Normalmente comprava aquelas embalagens grandes, de 80 doses, com 50% de desconto, por 10€. Uma pechincha, por si só, mas tinha de comprar umas 3 embalagens por ano. Ou seja, eram 30€ anualmente. 

Até que conheci as nozes saponárias, já vos falei delas, e aí dei o braço a torcer. Primeiro experimentei com uma embalagem da Seepje, que me custou quase 10€ e dá para 30 lavagens. Mas depois descobri online, 1kg de nozes saponárias, por 10,91€, que dá para aproximadamente 200 lavagens! Ou seja, quase um ano de lavagens de roupa! 

Poupança Imediata: 30€ - 10,91€ = 19,09€

Não é muito significativo, mas é dinheiro e é um produto biológico, ecológico, biodegradável e livre de químicos, excelente para pessoas com pele sensível ou susceptíveis a alergias.




2. Amaciador da roupa:

Deve ser dos produtos mais tóxicos que se pode ter em casa... Nunca fui para grandes marcas, comprava marca branca por 1,49€, 70 doses. Eram umas 3 embalagens por ano.

Aqui não fui tanto pela poupança mas pelo mal que este produto poderia estar a fazer à minha/nossa saúde.

Vai daí, acabei com o amaciador e agora uso óleos essenciais, vinagre branco ou bicarbonato de sódio. Fazem um óptimo trabalho, a roupa fica limpa, com um cheiro agradável, macia... E livre de químicos potencialmente tóxicos e nocivos ;)

Poupança Imediata: 4,47€

Substituições, Sustentabilidade e Poupança #3




Continuando neste tema, hoje venho falar sobre mais dois exemplos em que substituir se tornou sustentável e económico!

1. Shampoo, Gel de banho, Sabonete líquido das mãos, Gel de limpeza facial:

Sim, leram bem, 4 produtos de higiene pessoal que foram substituídos por apenas 1 produto!

Costumava comprar anualmente umas 2 embalagens de shampoo, de 900ml, por 10,99€, umas 6 embalagens de gel de banho de 500ml, por 5,99€, umas 3 embalagens de recarga de 1,5l de sabonete líquido das mãos, por 1,69€ e umas três embalagens de gel de limpeza facial, por 5,49€.

Tudo somado, ao final de um ano, gastava 21,98€ em shampoo, 35,94€ em gel de banho, 5,07€ em recargas de sabonete líquido das mãos e 16,47€ em gel de limpeza facial. Ou seja, 79,46€...

Além de me irritar tanta embalagem, preocupava-me os químicos presentes em cada uma delas e se seriam benéficos para mim.

Por isso, além de mais ecológico e económico, procurei algo mais natural e orgânico para lavar as mãos, a cara, o corpo e o cabelo. E encontrei a marca De.Bronners e os seus ma-ra-vi-lho-sos sabonetes! Um sabonete de 100g custa 5,99€ e dura, pelo menos, 2 meses para todas estas utilizações. Gastando 6 sabonetes por ano, fica por 35,94€.

Poupança Imediata: 79,46€ - 35,94 = 43,72€




2. Água Micelar, Desmaquilhante Bifásico e Toalhitas Desmaquilhantes:

Mais uma vez, 3 produtos que substitui por apenas 1! É tão bom simplificar.

Costumava comprar, anualmente, umas 3 embalagens de água micelar, 700ml, por 10,69€, uma embalagem de desmaquilhante bifásico, 125ml, por 4,99€ e umas 3 embalagens de toalhitas desmaquilhantes, 25 unidades, por 1,99€ (maldita preguiça...)

Tudo somado, ao fim de um ano, gastava 32,07€ em água micelar, 4,99€ em desmaquilhante bifásico e 5,97€ em toalhitas desmaquilhantes. Ou seja, 43,03€.

Vai daí, eu e o óleo de côco começamos uma amizade para a vida! Além de substituir qualquer desmaquilhante, é natural, orgânico, livre de químicos e dura muito tempo.

Um frasco de 200ml chega para um ano e ainda sobra (dependendo, claro, da sua maior ou menor utilização).

Há vários sítios onde podem comprar, de variadíssimas marcas e preços. Eu encontrei um excelente no Lidl, por 2,49€. Sim, leram bem, 2,49€ por uma embalagem de 200ml!




Poupança Imediata: 43,03€ - 2,49 = 40,54€

Não está sempre à venda, vai havendo ao longo do ano, por isso, quando encontro, compro 2 ou 3 (dependendo do prazo) e fico com eles em stock.

Até porque não uso só para limpeza facial, também uso para hidratar zonas mais secas do corpo, faço máscara para o cabelo... E também para cozinhar!

(continua)