A indústria da cosmética move milhões e continua em crescimento, a cada ano que passa.
Novas marcas/empresas mais inovadoras, transparentes e sustentáveis, certificadas e regulamentadas, com sérios compromissos ambientais e ecológicos (além de não testarem em animais), estão a crescer, e ainda bem!
No entanto, o mercado da contrafacção de cosméticos também... E aí o perigo é enorme!
Não só pelos químicos tóxicos utilizados na sua produção, (reconhecidos agentes cancerígenos, como arsénico e berílio; metais pesados, como chumbo e mercúrio) mas também pelas lesões inevitáveis provocadas na pele, olhos, lábios... como queimaduras, dermatite por contacto, pústulas, acne, conjuntivite, diversas infecções bacterianas...
Imensos destes cosméticos, ao serem testados por equipas profissionais de fiscalização e apreensão, deram ainda positivo para a presença de fezes e urina na sua composição!!!! Assustador.
E sabem que mais? A maioria destes produtos está à venda online. A preços fantásticos. Porque será...
Se quiserem ter uma ideia melhor, vejam o episódio Cosméticos Falsos da série Broken, da Netflix. Podem ver aqui o trailer.
Para terminar, e não só sobre este tema mas em relação a tudo o que se pode comprar, somos nós, os consumidores, que temos o poder de acabar com produtos contrafeitos, adulterados, poluentes, tóxicos... Se não houver procura, não há oferta ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário